terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Prefiro a paz

No Salmo 122 os moradores de Jerusalém demonstravam sua felicidade pela sua morada. Eles oram para que a paz esteja sempre presente em sua cidade e família. A paz é algo que buscamos constantemente, que dá alegria à nossa vida e até nos deixa mais saudáveis.

Muitas vezes oramos pedindo a Deus que em nossa casa e trabalho não haja discussões, mas por muito pouco nos alteramos e iniciamos grandes confusões, alegando estar com a verdade. É preciso orar pela paz, mas também entender que se requer humildade e tolerância.

Conta-se uma história sobre um casal que ia para um jantar na casa de amigos. Eles não conheciam o caminho e a mulher havia-se informado sobre como chegar ao local. O marido dirigia e ela o orientou para que virase na próxima rua à esquerda. Ele tinha certeza de que seria à direita. Discutem. Percebendo que, além de atrasados, poderão ficar mal humorados, ela o deixa decidir. Ele vira à direita e percebe que estava errado.

Ainda que com dificuldade, admite que insistiu no caminho errado, enquanto faz o retorno. Ela sorri e diz que não há problema algum em chegar alguns minutos mais tarde. Mas ele ainda quer saber: "Se você tinha certeza de que eu estava tomando o caminho errado, deveria insistir um pouco mais". E ela diz:"Entre ter razão e ser feliz, prefiro ser feliz. Estávamos à beira de uma briga, se eu insistisse mais, teríamos estragado a noite."

Esta história ilustra muito bem o que acontece quando no lugar de lutar pelo nosso ponto de vista e criar discórdia deixamos o tempo mostrar quem tem razão. Teremos maior alegria em promover a paz do que provar pela força que estamos certos.

A paz de Jerusalém estava relacionada à presença de Deus. Com Deus em nossa vida aprendemos a ter domínio próprio ao sermos contrariados, a agir com paciência e a ter paz.


DIÁRIO, Pão. o livro das leituras devocionais diárias, n.12/ coordenador do comitê editorial Roland Kõrber. São Paulo: Rádio Trans Mundial, 2008.

4 comentários:

Ministério de Dança Heavenly disse...

Irmã, que reflexão ma-ra-vi-lho-sa!!!

Nesses dias tem faltando muito essa paz!

Tenho aprendido tb a orar pela paz de Jerusalém...

E tenho aprendido mais ainda a não ficar debatendo e ceder a razão ao outro.

Obrigada por esta palavra!

Que Deus lhes bendiga sempre!!!

Aline disse...

Oieeee

Como sempre mais uma vez vc nos traz uma reflexao dos Ceus para nossos coraçoes

Passe la ta atualizado

Bjusss

Elizeu Soares disse...

olá....
Realmente é melhor ficar quieto do que discutir tentando mostrar que tem razão e assim roubando a paz com uma discução nada haver neh..
Fica na paz...

Pri C. Figueira disse...

Lilian, tu não tens ideia de como esse texto tocou meu coração...
O mais incrivel é que nesse final de semana houve o Retiro de Verão e como Deus falou comigo a respeito disso... Ahhh, Ele vai testificando todas as coisas!!!

Bela reflexão (como sempre, seus textos abençoados)!!!

Bjus linda!
E paz...