sexta-feira, 26 de setembro de 2008

O Mestre dos mestres da Qualidade de Vida

Olá pessoas lindas do Reino do Pai!

Começarei uma série que, tratará do assunto "Qualidade de Vida".
Que elas possam ser ferramentas p/ você e o seu ministério se tornarem grandes investidores em qualidade de vida.

Bom estudo:


Jesus atingiu patamares espetaculares de gentileza e mansidão. Ele nunca pediu conta dos erros das pessoas. Nunca inquiriu das prostitutas, dos coletores de impostos, dos da terceira idade ou dos jovens seus erros, suas falhas, seus fracassos.

Nenhuma pessoa o decepcionava a tal ponto que Ele desistisse dela. As ofensas, as críticas, as agressividades, as traições, as negações, as rejeições não eram depositadas como lixo na sua memória. Sua paz valia ouro. Quanto vale a sua paz?

Vamos analisar um dos fenômenos sociais mais conhecidos da história, a traição de Judas, e desvendar como Jesus trabalhou com os papéis da memória, como filtrou os estímulos estressantes em situações-limite e como ajudou seus discípulos a desenvolver a arte de pensar.

O Mestre dos mestres, ao longo da sua caminhada, recebia pequenas quantias de dinheiro para seu sustento e dos jovens que o acompanhavam. A quem Ele confiou a bolsa que continha esse dinheiro? A Judas. Ele era ingênuo ao dar essa atribuição a Judas? De modo algum. Ele conhecia o caráter frágil do seu discípulo, mas nunca desistiu dele. Por quê? Ele não tinha medo de ser roubado por Judas, mas de perdê-lo.

Sua atitude revela que Ele tinha metas claras para seus discípulos. Trabalhar neles a solidariedade, a arte de pensar, o amor mútuo era mais importante do que o dinheiro do mundo. Ele desejava que Judas revisse a sua história enquanto cuidava das finanças do grupo. Judas era o mais culto dos discípulos, mas era o menos preparado para a vida.

O desprendimento de Jesus indica uma excelente proteção da sua memória. Não ficava remoendo pensamentos negativos em relação ao seu discípulo e contaminando sua memória. Ele sabia que quem é desonesto rouba a si mesmo. Rouba o quê? Rouba sua tranquilidade, sua serenidade, seu amor pela vida. Queria que Judas aprendesse a pensar antes de reagir e valorizasse o que Ele, o Mestre, mais amava.

O maior erro de Judas não foi a traição a Jesus, foi sua incapacidade de reconhecer suas limitações. Foi não aprender a ser transparente e perceber que seus maiores problemas estavam dentro dele mesmo. Ele acumulava entulhos na sua memória, principalmente nos últimos meses antes de trair Jesus.

No começo, ele estava fascinado com o poder e a eloquência de Jesus, mas pouco a pouco se frustou com Ele, pois Jesus não tomava o trono político. Ele não entendeu que Jesus queria o trono do coração humano. Trono esse que só poderia ser conquistado com liberdade, sabedoria e amor.


Sabe amados, ao ler este texto, pensei exatamente naqueles líderes que "selecionam os melhores". Aqueles que tem mais facilidade de se expressar, dançar, ministrar e etc... esses são "os selecionados" para serem destaques. É, infelizmente, muitos e muitos líderes fazem isso. Penso que, este pensamento vem do mundo secular mesmo, onde os melhores tem o seu lugar garantido.

Porém, o que o texto nos ensina e, que mesmo você que já se sentiu excluido ou que já excluiu alguém por não ser tão "bom" assim, sabia que, Jesus acredita no seu potencial. Ele vê a sua dificuldade, mas também vê o seu esforço para ser e fazer o melhor para Ele.

Lembrei também de Davi. Ele foi escolhido como rei de Israel, porém, por causa das perseguições de Saul, Davi variás vezes teve que fugir para não ser morto.

Davi, foi considerado para sociedade daquela época, "o rejeitado", "o excluído". Entretanto, o que vemos é, que Davi, junto com outros homens deprimidos, derrotados, abatidos que viviam na caverna junto com ele, foram levantados como um exercíto forte e poderoso.

Muitos daqueles que não acreditam em você, na sua capacidade, vão se surpreender.
Que o Senhor levante líderes que tenham a sensibilidade, o amor, a liberdade e a sabedoria de Jesus p/ fazer daqueles que são considerados "fracos" como fortes guerreiros.

Fonte: CURY,Augusto. 12 Semanas para Mudar Uma Vida. Planeta. 2.ed - São Paulo: Editora Academia de Inteligência, 2007. pp.140 à 142.

2 comentários:

Pri C. Figueira disse...

Amém!!
Eu recebo!!!
Sei que Deus acredita em mim!!!

Mesmo que eu, até muitas vezes me ache incapaz, sei que a capacitação vem Dele e é Ele que me conduz e me capacita!!!!
Reconheço que nada vem de mim, mas do Senhor!!

Ps: Nosso ministério é de Rio Grande, um cidade no interior do RS!
Bah, um intercâmbio seria muito legal, compartilhar experiências...humm
Oremos!!!!

Bjs...bom findi!

Aline disse...

Oieeeee

Nossssa uma mensagem muito edificante e como hehehe
Passe la postei um testemunho meu com relaçao ao dvd Nos Braços do Pai

Bjussss