terça-feira, 8 de março de 2011

E ai!!!! Tá disposto a tirar as máscaras da sua vida cristã?

"Mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que salte para a vida eterna."(Jo.04.14)

Este texto fala da passagem da mulher samaritana que foi até a fonte buscar água e, Jesus ofereceu águas vivas pra ela nunca mais ter sede.

Primeira coisa que eu quero destacar é; que judeus não falavam com samaritanos. Por que?
* Porque os samaritanos eram considerados como bastardos, mistura de raças.
* O meio-dia não era horário de mulher "direita" buscar água, só mulheres pecadoras buscavam água neste horário.

Jesus disse a mulher: "Dá-me de beber!"(v.7) A reação da mulher é de surpresa!
"Como sendo judeu, tu me pedes de beber, a mim que sou samaritana."(v.9)
* A mulher estranha a atitude de Jesus porque já tinha incorporado a tradição de que judeus e samaritanos não se falam.
* Ela aceita seu papel, sua pessoa (máscara) em função do que os outros esperam dela.

"Jesus respondeu, e disse-lhe: Se tu conheceras o dom de Deus, e quem é o que te diz: Dá-me de beber, tu lhe pedirias, e ele te daria água viva."(v.10)
* A intervenção de Jesus marca um salto qualitativo. Jesus quer que a mulher descubra que ele não é simplesmente um judeu, mas o dom de Deus capaz de dar água viva.

"Disse-lhe a mulher: Senhor, dá-me dessa água, para que não mais tenha sede, e não venha aqui tirá-la."(v.15)
* A água (a fé) do poço de Jacó não conseguiu satisfazê-la porque precisava
tirá-la todos os dias e necessitava de esforço.

Quando Jesus disse: "Vai, chama o teu marido"(v.16), ele provocou a mulher para reconhecer o lado escuro da sua vida.
Ela o reconhece, no entanto, só parcialmente quando disse: "Não tenho marido", escondendo que já teve cinco maridos. Jesus a questiona para obrigá-la a reconhecer toda a verdade.

Quem já fez terapia sabe que, muitas vezes não consegue dizer toda a verdade para o seu psicologo por mais que tente. Por que? Porque a tendência do homem é se esconder atrás das palavras e, a função do psicólogo é ouvir o que o paciente não consegue falar.

O psicólogo vai saber muito mais sobre você não por aquilo que você diz, mas por aquilo que os seus gestos, tom de voz, olhares, atitudes e etc.. estão gritando!

Jesus poderia "obedecer" as regras, as tradições e, não ter falado com a samaritana. No entanto, ele não estava preocupado em cumprir regras estabelecidos por homens. Jesus falava com prostituta, com samaritana, comia com pecadores...

É você, caro irmão(ã)! Tem se assentado com pecadores p/ falar do amor de Deus?

Jesus não chegou dizendo diretamente a mulher que ele é a resposta que ela tanto procurava! Não!!!! A Bíblia não conta, mas podemos imaginar que, houve uma longa conversa até Jesus chegar exatamente no ponto onde ele queria chegar para que aquela mulher fosse salva e liberta.

Ela estava vivendo uma alegria de fachada!

Jesus confrontou o coração acomodado da samaritana!
Jesus sabe que, os motivos das nossas almas não cabem nas palavras ou num discurso, para responder o que estamos passando ou sentindo.

Quantas vezes ao estarmos tristes e, alguém pergunta: Por que choras? Podemos até responder, mas na verdade nem nós sabemos direito o motivo de tanta tristeza.

A mulher respondeu: "Não tenho marido. Disse-lhe Jesus: Disseste bem: Não tenho marido; Porque tiveste cinco maridos, e o que agora tens não é teu marido; isto disseste com verdade."(v.17 e 18)

A mulher se expôs!
Jesus nos quebra não pra nos humilhar, mas para reconhecermos as nossas misérias e recomeçarmos uma nova história livre de fachadas! Livre da hipócrisia! Das aparências! Do fingimento de uma vida feliz!

Entender a felicidade está acima de um sorriso ou uma situação passageira de alegria.

Jesus ofereceu a mulher o essencial! Ofereceu uma vida sem máscaras! Sem mentiras! Isto é felicidade!!!!

Não tenha medo de se expôr!

É preferível que as pessoas conheça as tuas fragilidades (todos nós temos, mas são poucos que estão dispostos a se expôr), do que carregar um fardo de viver uma vida cristã cheia de aparências pra agradar a quem?

Não tenha medo de ouvir a verdade a teu respeito. A gente sabe que isso doí, traz vergonha e sentimento de impotência... Mas não impeça e nem justifique os teus erros e misérias. Chore se for preciso, mas ouça e mude!

Fonte: Bíblia On Line

Nenhum comentário: