quarta-feira, 21 de julho de 2010

Ansiedade

Ansioso(a), eu?

Ninguém aceita falar, mas muitos andam ansiosos e isto pode ser percebido no olhar...

O mundo está cada vez mais conturbado. Isso traz a todos os seres racionais sentimentos diversos que nem sempre podem ser explicados por palavras e um deles é a ansiedade. A ansiedade é algo que invade sem pedir e atrapalha qualquer pessoa, pois deturpa a visão, tira atenção.

A palavra ansiedade possui algumas definições, e uma delas é “estado afetivo penoso, caracterizado pela expectativa de algum perigo que se revela indeterminado e impreciso, e diante do qual o indivíduo se julga indefeso” (Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa).

Porém, nós, cristãos, não temos necessidade de interiorizar tal sentimento. Primeiro, não sofremos riscos em relação a perigos imprecisos ou indeterminados, e, mesmo que esse risco realmente existisse, não somos indefesos, pois Jesus é nosso general.

Agora, se o problema é em você, bem, aí sim é melhor ficar atento. Se você não confia em sua fé e não tem certeza da salvação, é melhor ficar bem atento, pois a qualquer momento esse perigo indeterminado poderá aparecer e você poderá estar realmente indefeso frente a ele.

Está escrito na Palavra do Senhor que não devemos estar preocupados, nem ansiosos de coisa alguma. Mesmo assim, o fraco cristão, não faz uso das maravilhas que Deus deixou reservadas para ele. Como se não bastasse, o Pai nos deu um guia (A Bíblia) com tudo que poderíamos fazer em seu nome; do que mais precisamos?

Abaixo estão dois versículos que ilustram bem a situação que muitas pessoas vivem sem realmente precisar. Viva a vida plena que Deus tem para você e não permita que os obstáculos que são lançados à sua frente sejam maiores que sua fé.

Não procureis, pois, o que haveis de comer, ou o que haveis de beber, e NÃO ANDEIS preocupados. (Lc 12.29)

NÃO ANDEIS ansiosos por coisa alguma; antes em tudo sejam os vossos pedidos conhecidos diante de Deus pela oração e súplica com ações de graças... (Fp 4.6)


Breno Amaral - IBL

Nenhum comentário: